Acordei! Sonho ou pesadelo?!...


O capitulo atual de minha vida se inicia no fim de abril de 2013... Acordei com uma dor desconfortável nas costas e sob a axila numa espécie de íngua. Ainda meio que acordando,  levei a mão as costas, tentando descobrir o motivo da dor e de forma inconsciente toquei meu seio, onde sem muito esforço, percebi um nódulo sólido. De cara acendeu uma luzinha no meu inconsciente. Levantei, me coloquei de frente ao espelho e observando com atenção mais detalhada, reparei pela primeira vez, que ao movimentar meu braço para o alto, a pele da mama se retraia, o nódulo a repuxava e fazia uma pequena cova na parte inferior... Foi esse o primeiro alarme!

Sempre fiz mamografia anualmente e me garantia nisso 100%, porque pelo auto exame, no toque, de fato mesmo, eu nunca consegui distinguir "poha" nenhuma. No entanto, hoje percebo que deveria ter insistido mais em aprender o auto exame! Talvez tivesse feito diferença no cenário que hoje estou vivendo. Fica a dica da importância do auto exame e complemento que tampouco, ele sozinho serve como garantia. Muitas mulheres se tocam e quando não acham nada, se sentem seguras deixando de lado a necessidade de fazer a mamografia. Cabe salientar que mesmo que vc fosse fera em detectar nódulos, vc só o perceberia quando ele alcançasse no minimo 1 cm, enquanto que a mamografia é capaz de detectar algo como do tamanho de um grão de areia

Mas esse capitulo continua, pois ainda assim, há controvérsias...

Comentários

fenunes disse…
No meu caso ja foi bem diferente, percebi algo de errado na amamentaçao e os medicos diziam relaxa e leite empedrado, faxmz massagem e ordenha o leite, e como vc sabe Agueda por insistencia minha voltei a maternidade por mais quatro vezes e la me encaminharam pro hospital municipal da piedade onde la Deus enviou um "anjo" chamada dra. Shanna Oliveira q me atendeu super bem e no primeiro contato me disse: e um tumor... Nossa o desespero bateu, mais eu nem imagina q o pior estava por vir...fiz no dia seguinte mamografia,ultra som, ressonancia td q vcs possam imaginar...isso foi dia 29/04/2013 e dia 07/05/2013 a biopsia q foi dado resultado em 15 min foi feito por congelamento. Ela foi bem direta com o resultado, dizendo assim: e um tumor maligno e vai ter q iniciar correndo a quimioterapia pra parar o crescimento( pois em 10 dias passou de 6cm pra 19cm...desesperador)
Sendo q no INCA so tinha como iniciar em 2 meses e eu nao podia esperar, e Deus enviou mais um anjo Dra. Carmen Moura q me conceguiu a vaga no hcIII e la eu fui e aconteceu td mto rapido e ja vou pra terceira quimio dia 05/07/2013. Apesar de estar vivendo esse "drama"
Estou mto bem, meu psicologico melhor ainda... Pessoal, ai vai um pouquinho da minha historia...
Águeda disse…
Fernanda e eu nos conhecemos no primeiro dia que estivemos no INCA III - as mesmas dúvidas, os mesmos medos, mesmo tendo formas diferentes de diagnóstico. Nasceu dai uma grande amizade e daqui por diante juntas na mesma luta e comemorando juntas nossa vitória! O depoimento dela também deve ser vir de alerta as mulheres que estão amamentando... bjus amiga!
Dani disse…
Estou grávida e a biópsia deu carcinoma ductal infiltrantes...est 2...estou com medo...

Postagens mais visitadas deste blog

Direito e Desconto de Impostos na Compra de Veiculo

Câncer de Mama - A importância de Se Sentir Amado

10 Mandamentos Sobre o Câncer de Mama